Saiba como são criados os melhores perfumes

Acredite o processo de fabricação de um perfume pode demorar anos. Do desenvolvimento até o momento em que chega às mãos do consumidor, a produção de um perfume passa por diversas etapas. Várias combinações são feitas até se chegar ao cheiro escolhido. “Às vezes fazemos centenas de expedições para buscar o cheiro”, diz a perfumista  exclusiva da Natura Verônica kato. Segundo ela, só a criação da fragrância é um processo que pode demorar mais de dois anos.Saiba como são criado os melhores perfumes
No caso da linha Ekos, o objetivo era criar produtos que tivessem matéria-prima da flora brasileira. Para isso a Natura mantém parcerias com duas comunidades de agricultores das regiões do Pará e Paraná. São compradas dessas  duas comunidades mais de 80 toneladas de maracujá por ano. A partir  da semente do fruto  é   criado a fragrância  Frescor Ekos  da Natura , que  chamamos  de “eau de toilette”, ou “água de banho”, em francês. É um tipo de perfume mais leve, que tem na fórmula entre 10% e 15% de concentração de fragrância.”Não é um processo simples, porque envolve várias etapas: o plantio, o cultivo, a espera pela safra e a colheita”, diz a perfumista.

A criação de uma fragrância começa  geralmente pelo departamento de marketing , a partir daí a ideia segue para o Núcleo Olfativo . Para  lançar um perfume  o perfumista precisa pensar e se inspirar , no  caso de uma fragrância nova é  elaborado um briefingum rascunho  com as intenções de atingir um público alvo . Um pedido direto dizendo a faixa etária do consumidor, se é um perfume casual , esportivo , para  usar de dia   ou a noite . Uma história ou uma viagem também saem os elementos de inspiração alguma coisa parecida com o mais vendido, que criou uma tendência importante por exemplo.

Do outro lado fica a casa de fragrância, que é onde o perfume é fabricado de fato. O perfumista que num fenômeno recente se tornou ponta mais visível do processo, é funcionário dela. É a casa de fragrância que produz as matérias primas naturais e sintéticas, cria o perfume com sua equipe e é responsável pela fabricação.

O trabalho de um perfumista

É um trabalho semelhante a de um pintor,só que em vez  de tintas os perfumistas utilizam os cheiros, que na perfumaria são chamados de notas olfativas. São misturados notas cítricas, florais, amadeiradas, adocicadas e várias outras para compor uma fragrância. Na perfumaria  é como se estivéssemos  uma imensa caixa de lápis de cor, com uma grande quantidade de cores e ingredientes. Então na hora de criar junta se essas cores misturando as notas olfativas para criar os acordes : Acordes de flores, acordes de frutas acordes de maresias tudo misturados . São esses diferentes acordes que compõe um perfume.

O tempo para chegar a uma fragrância nova

Uma fragrância nova que envolve uma assinatura nova,um frasco novo uma embalagem nova pode durar um bom tempo de espera, ainda mais quando precisa desenvolver um óleo essencial novo  de uma planta nova. É preciso estudar a planta , esperar a safra a colheita ou seja um  processo  que pode levar até três anos.

Empresa brasileira sustentável

A Natura é uma  das empresas brasileiras com maior influência no setor da beleza, e com responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade.Desde sua fundação, em 1969, já tinha uma visão de crescer de forma sustentável.faz parte de uma rede global de empresas e organizações que associam crescimento econômico à promoção do bem estar social e ambiental. Além disso, a Natura ocupa uma posição de destaque no mercado, ostentando o prêmio ambiental “Campeões da Terra” de 2015 da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Visão Empresarial.

Produto  da marca NaturaLuna perfume da Natura

Luna Rosé de Natura foi lançado em 2015 – O Perfume feminino  é chamado de  chipre brasileiro , a família chipre tem em grande quantidade  o óleo de Patchouli que compõe  a nota amadeirada. Durante muito tempo o chipre não era  bem aceito pelos brasileiros, então a Natura resolveu inovar criando um chipre bem mais alegre  combinando notas frescas  e vibrantes . Misturando notas de caramelos , bergamotas e frutas vermelhas para alegrar a nota escura do patchouli. Compõe a fragrância de topo notas Cítricas e  florais e , herbais as notas de coração. De fundo são notas amadeiradas, almíscar e âmbar.

Saiba mais

http://www.natura.com.br/perfumaria

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.